
Confira aqui quais são as etapas do cronograma capilar, e as principais diferenças entre a hidratação, nutrição e reconstrução
Cuidar dos cabelos vai além de pura estética. Ter um cabelo bonito e tratado devolve o bem-estar, melhora a autoestima e muito mais!
O cronograma capilar é essencial para todo tipo de cabelo, mas quem tem cabelos ressecados ou muito frágeis, precisa ter um cuidado ainda maior para tratar das madeixas.
E hoje em dia, é possível manter uma boa rotina de cuidados com os cabelos em casa mesmo, apenas seguindo o cronograma capilar.
O mercado tem oferecido uma série de produtos profissionais e de alta qualidade, para que você possa manter o cabelo lindo e tratado sempre. Mas o melhor, é que isso é possível sem precisar ficar indo ao salão de beleza.
Além disso, ter um momento só seu, para se cuidar e relaxar, também pode ser muito bom para sua saúde física e mental.
Por isso, elaboramos esse post completo, explicando detalhadamente, as principais etapas do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução.
A importância do cronograma capilar
O cronograma capilar corresponde aos tratamentos essenciais que todo cabelo precisa. Trata-se de uma rotina de cuidados, onde iremos intercalar a hidratação, a nutrição e a reconstrução, conforme a necessidade de cada cabelo.
Mas, para te ajudar a identificar o melhor tratamento para o seu cabelo, vamos explicar melhor esses três tratamentos.
Portanto, continue lendo e saiba qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, para montar o seu cronograma capilar de acordo com os danos do seu cabelo.
Cronograma capilar: diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução
Hidratação
A hidratação já é bem conhecida, mas, embora seja um tratamento muito eficaz, não resolve todos os problemas capilares.
Essa etapa do cronograma tem como finalidade, repor a água que os fios perderam. Afinal de contas, da mesma forma que o nosso organismo e nossa pele precisam de hidratação, os nossos cabelos também precisam.
E essa reposição de água nos fios, deve ser feita na fibra capilar, que perde água devido à ação de agentes externos, como procedimentos químicos, cloro, sal, calor, vento, poluição, dentre outros.
Então, quem deseja manter o cabelo sempre protegido e com a hidratação em dia, a recomendação é hidratar o cabelo periodicamente, se possível, uma vez por semana.
Para quem está em processo de transição capilar, é ainda mais necessário manter a hidratação em dia, pois o cabelo sofreu muitas agressões químicas, e precisa se recuperar
O uso de máscara capilar própria para essa etapa do cronograma, além de ajudar a repor a água, retarda a perda natural da mesma. Isso porque a máscara cria uma película de proteção em volta dos fios, evitando a ação de agentes externos.
Uma boa dica é escolher máscaras capilares de hidratação que contenham proteínas, óleos e extratos vegetais, glicerina, pantenol, aminoácidos e colágeno, pois esses componentes atuam criando uma barreira de proteção, que evita a perda de água.
Nutrição
O seu cabelo precisa de um tratamento de nutrição quando você perceber que ele parece sem vida, quando está sem brilho, com queda em excesso, ou com muitos frizz.
Nesses casos, só a hidratação periódica não será o suficiente, pois, neste caso o cabelo está precisando de reposição de óleos e lipídios, que são indispensáveis para a saúde dos seus cabelos, e ainda mais para quem tem cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Afinal, nesses fios, a oleosidade natural não chega até as pontas, por causa das ondulações dos fios. Por isso, necessitam ainda mais de nutrição do qu cabelos lisos.
Lipídios e óleos fazem parte da composição da estrutura capilar. Assim, a nutrição terá o papel de repor esses nutrientes perdidos pelos fios, deixando os cabelos mais brilhantes, fortes e sem frizz.
Contudo, os dois tratamentos (hidratação + nutrição) são complementares e indispensáveis para quem quer ter um cabelo saudável, sem pontas duplas, com brilho e maciez.
Os produtos mais potentes para a nutrição são os que contêm óleos vegetais (argan, coco, cálamo, mirra, café ou manteiga vegetal). Você também pode escolher produtos que tenham pantenol e creatina.
A reposição de nutrientes deve ser feita conform a necessidade dos cabelos. Para cabelos muito danificados, por exemplo, o tratamento pode ser até duas vezes por semana até que ele se recupere. Daí, será possível aumentar esse intervalo.
Para cabelos crespos, que possuem menos oleosidade natural em toda a estrutura do fio, o intervalo para a nutrição pode ser semanal.
Reconstrução
Por fim, temos a reconstrução, que é o tratamento indicado para cabelos muito fracos, quebradiços ou muito danificados.
Em geral, o que leva os fios a esse estágio é o excesso de procedimentos químicos, como tinturas, alisamentos e descoloração.
Neste caso, o tratamento consiste na reposição de massa capilar. Os produtos mais indicados para repor a massa dos fios, são aqueles que têm na composição queratina, vitaminas, proteínas, ácidos graxos essenciais e complexos de aminoácidos.
Quando os cabelos estão muito danificados, é necessário manter o tratamento a cada 15 dias.
Mas, para a manutenção, após tê-los recuperado, você pode aplicar o tratamento apenas uma vez por mês, que já será o suficiente para evitar que os fios voltem a sofrer com danos extremos.