10 dicas de cuidados com a pele

Cuidados com a pele

Manter os cuidados com a nossa pele, é fundamental para manter não só a sua beleza, mas também a nossa autoestima elevada.

Embora, em um primeiro momento, pareça que os cuidados com pele são puramente estéticos, na verdade, vai muito além.

Como dissemos, ter uma pele bonita, bem tratada, nos deixa mais felizes e autoconfiantes. 

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 dicas de cuidados com a pele, para você deixá-la sempre linda e saudável. Confira estas dicas!

10 dicas de cuidados com a pele

1 – Mantenha o corpo hidratado

cuidados da pele
manter o corpo hidratado

A primeira dica de cuidado com a pele, é manter o seu corpo hidratado. E nada melhor do que promover essa hidratação de dentro para fora.

Portanto, é necessário consumir bastante líquido, principalmente água. A recomendação é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, mas essa quantidade pode de variar de uma pessoa para outra.

Afinal, a quantidade necessária de água para hidratar o corpo, depende de fatores como o metabolismo de cada pessoa, rotina diária, temperatura do ambiente, entre outros.

Além disso, também é importante consumir alimentos ricos em água, como frutas com alto teor de água. Melancia, laranja e abacaxi são alguns exemplos.

Afinal de contas, a hidratação interna do corpo, vai interferir diretamente na hidratação da pele.

2 – Tenha uma alimentação equilibrada

cuidados com a pele

O foco na alimentação também é essencial para manter a pele bonita e saudável.

Para isso, é necessário consumir legumes, verduras, frutas e evitar comidas muito gordurosas, ou alimentos industrializados e bebidas alcoólicas em excesso.

3 – Evite exposição excessiva ao sol

Ficar exposto ao sol por muito tempo, principalmente sem nenhum tipo de proteção, é muito prejudicial para a saúde da sua pele.

Por isso, o ideal é não se expor diretamente ao sol, usando proteção quando for se expor. Use sempre protetor solar e outros acessórios para se proteger, como guarda-sol, óculos escuros, boné, viseira, chapéu, entre outros.

Caso queira se bronzear ou melhorar seus níveis de vitamina D, procure se expor ao sol do fim da tarde ou no começo da manhã, quando os raios estão mais fracos, e prejudicam menos a saúde de sua pele, mas evite exageros.  

4 – Cuidados com a pele na hora do banho

cuidados com a pele

Um banho com a água bem quente pode ser relaxante e agradável, mas pode prejudicar a sua pele. Afinal de contas, água muito quente pode remover a camada de gordura superficial da sua pele.

Com isso, o banho quente deixa a sua pele com menos proteção. Portanto, a recomendação é escolher o banho frio ou morno nos dias de inverno.

A mesma dica serve para banhos muito longos, pois também podem retirar a barreira de proteção de sua pele.

5 – Foque em manter a pele sempre limpa

cuidados com a pele

A limpeza da pele também é fundamental para mantê-la saudável. Existem diferentes tipos de pele, que exigem rotinas de cuidados distintos.

Algumas pessoas têm a pele mais seca, outras têm a pele oleosa ou mista. Caso você não saiba qual o seu tipo de pele, o ideal é pedir a orientação de um médico dermatologista, para que ele possa indicar a rotina adequada de cuidados para o seu tipo de pele.

Além disso, a pele de cada parte de nosso corpo exige cuidados diferentes. Por exemplo, no rosto, o ideal é usar um sabonete e um creme que sejam específicos para a pele dessa parte do corpo. Ademais, às vezes, ainda pode ser preciso usar adstringente.

Já a pele dos pés, joelhos e cotovelos costuma ser mais grossa e ressecada, exigindo o uso de cremes específicos para essas regiões, e assim por diante.

6 – Estabeleça uma rotina de cuidados com a pele do rosto

cuidados com a pele
rotinas de cuidado com o rosto

Como dissemos, cada parte do nosso corpo exige cuidados específicos, e o rosto é um dos lugares com os quais mais devemos nos preocupar.

É necessário estabelecer uma rotina de cuidados diários com a pele do rosto. Ou seja, lavar com um sabonete específico, usar algum produto de limpeza profunda, hidratar com frequência usando cremes faciais, usar protetor solar com fator de proteção mais alto, entre outros cuidados.

Mas, para quem usa maquiagem, o cuidado deve ser redobrado, e é importante sempre ter um tempo para limpar a pele, e deixá-la descansar da maquiagem.

7 – Dê atenção especial para as extremidades de seu corpo

extremidades do corpo

As extremidades do nosso corpo, como os pés e as mãos, tendem a ficar com a pele mais ressecada, pois possuem menos glândulas sebáceas. Dessa forma, elas produzem menos óleo.

Além disso, nossas mãos ficam mais expostas a água, detergente e álcool gel. Por isso, não se esqueça de hidratar essas partes do corpo quando estiver passando creme.

Outra dica é ter cremes específicos para pés e mãos, pois eles têm maior potencial de hidratação.

8 – Mantenha pequenos frascos dos principais produtos em fácil acesso

cuidados com a pele
frascos de produtos de beleza

Como as mãos e o rosto precisam de mais cuidados que o restante do corpo, o ideal é ter pequenos frascos de protetor solar facial, e creme para mãos sempre ao alcance (na sua mesa de trabalho ou na bolsa).

Assim, você pode reaplicar sempre que necessário, e evita de esquecer de manter esse cuidado.

9 – Escolha as roupas adequadas para o clima

cuidados com a pele
escolhendo roupas

Até mesmo a escolha da roupa interfere na saúde de sua pele, acredita?

Roupas muito quentes em dias também quentes, podem prejudicar a sua pele. Assim como roupas escuras, pois elas absorvem mais os raios solares.

Por isso, nesses dias, procure usar roupas leves, como malha, algodão, linho e viscose.

10 – Vá ao dermatologista para garantir os cuidados certos com a pele

cuidados com a pele
dermatologista

Por fim, é fundamental dar à sua pele, o mesmo cuidado do restante do seu corpo. 

Por isso, procure um dermatologista sempre que perceber que está com alguma sensibilidade, ressecamento ou lesão, para receber as indicações sobre os cuidados necessários para a sua pele.

Acompanhe nossas Materias direto em nosso Instagram clicando abaixo

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ATUALIDADES

Roteiro de Viagem como fazer
VIAGEM

Roteiro de Viagem como fazer

Introdução Planejar uma viagem é uma parte essencial do processo para garantir que tudo ocorra

Veja Também